terça-feira, 29 de maio de 2012

Responsável preocupado com doentes com tuberculose


O director do Hospital Sanatório do Huambo, Pedro Herculano, mostrou-se hoje, segunda-feira, nesta cidade, preocupado com o facto de muitos doentes com tuberculose estarem a abandonar o tratamento, situação que aumenta o risco de propagação desta doença.

Informou, em declarações à Angop, que de Janeiro a Março deste ano registaram 40 casos de abandono, por razões desconhecidas.

Disse que a sua maior preocupação prende-se com o facto de tais doentes viverem em zonas consideradas vulneráveis para a rápida disseminação da tuberculose, cujo tratamento demora entre seis a oito meses ininterruptos.


"Infelizmente continuamos a registar casos de abandono de tratamento da tuberculose por parte de pacientes vulneráveis, situação que preocupa a instituição pelo facto dos mesmos estarem a propagar a doença de pessoa a pessoa, principalmente em ambientes fechados e de pouca ventilação”, disse.

A falta de uma viatura e ambulância para ir ao encontro dos doentes, de acordo com o director, impossibilita a localização dos mesmos, já que as suas residências estão cadastradas pela direcção clínica da maior unidade hospitalar provincial vocacionada ao tratamento de doente com tuberculose.

in ANGOP de 29.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário