sexta-feira, 25 de maio de 2012

Reafirmada estratégia para inclusão social da pessoa idosa

Directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Maria Lucília

A directora provincial da assistência e reinserção social no Huambo, Maria Lucília, reafirmou hoje, quinta-feira, as estratégias da instituição no concernente à inclusão social da pessoa idosa, com vista a promover a sua dignidade humana.

Tais estratégias, segundo a responsável, em entrevista à Angop, consistem na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da integridade social dos idosos, para impedir que estes continuem a ser vítimas de desprezo familiar, acusações de feitiçaria e outros maus tratos.

Apontou serem estes alguns dos motivos que têm feito com que alguns idosos optem por viver em lares da 3ª idade, ao invés de continuarem no convívio familiar ao lado dos filhos e netos.

Maria Lucília sublinhou que a direcção provincial da assistência e reinserção social vai também continuar a postar na distribuição de bens de primeira necessidade (alimentação, vestuários, cuidados de saúde, entre outros), para os mais de 347 idosos que se encontram nos lares de acolhimento.

Informou que nesta província estão controlados três lares de idosos, um dos quais sob tutela da Igreja Católica. Nestes lares os abrigados exercem trabalhos diversos de terapia ocupacional, com maior ênfase para artesanato, horticultura, além de participaram de forma activa na higiene dos lares.

Quanto aos lares infantis, a responsável provincial da assistência e reinserção social deu a conhecer que a instituição controla nove lares, que albergam 864 crianças órfãs e abandonadas pelos progenitores.

Explicou que os lares, tanto os de crianças como para pessoas idosas, existem apenas nos municípios do Huambo e da Caála, por razões que não esclareceu.


Para além deste lares infantis controlamos ainda 10 centros privados, com um total de mil e 21 crianças dos três meses ao cinco anos de idade, isto em coordenação com os pais e encarregados de educação”, frisou.
in Angop de 25.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário