quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ministra do Ambiente anuncia instalação de centro agro-ecológico na Chipipa

Fátima Jardim, ministra do ambiente

A ministra do Ambiente, Fátima Jardim, anunciou terça-feira, nesta cidade, a instalação em breve de um centro agro-ecológico na comuna da Chipipa, 18 quilómetros a norte da cidade, com objectivo de reaproveitar os produtos extraídos do campo.

A governante fez tal anúncio durante o encontro que manteve com a população camponesa da Chipipa, tendo assegurado que a sua implementação visa ainda garantir maior aproveitamento dos solos, sementes e folhas secas, bem como ajudar os agricultores a produzirem adubos a partir de seus produtos agrícolas.

Segundo ainda Fátima Jardim, que solicitou maior atenção e responsabilidade da comunidade camponesa na produção e conservação de tais produtos, o centro agro-ecológico vai, ao mesmo tempo, permitir a produção de bio-gás.

Acrescentou a ministra do ambiente, que o centro agro-ecológico já estava a ser instalado numa outra localidade do país, mas por diversas razões, entre as quais as condições climatéricas, teve de ser transferido para a comuna da Chipipa.

Instou também os camponeses e criadores de animais no sentido de desfrutarem da importância do centro, que entrará em funcionamento dentro de aproximadamente seis meses.

Por sua vez, a directora do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Ana Paula de Carvalho, destacou a importância do centro no fomento da agricultura local.

Sublinhou que será uma área de conservação ambiental que vai trabalhar directamente com os agro-pecuários, de modo dota-los de habilidades e capacidades técnicas.

Ao falar em nome da população da Chipipa, o soba Costa Muachila enalteceu a iniciativa do Executivo na implementação de programas consubstanciados com o crescimento sustentável das zonas rurais, bem como na melhoria da qualidade de vida das famílias angolanas.

Durante a sua estada de algumas horas na província do Huambo, a ministra do Ambiente manteve um encontro com o governador local, Fernando Faustino Muteka, com quem abordou questões atinentes ao sector do ambiente nesta região do planalto central de Angola, bem como dos passos que estão a ser dados para o progresso social e económico da província.

in ANGOP de 16.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário