segunda-feira, 21 de maio de 2012

Direcção Provincial de Registo e Informação da PN festeja aniversário


Uma jornada alusiva ao 19º aniversário da Direcção Provincial de Registo e Informação da Polícia Nacional, a decorrer de 21 deste mês a 11 de Junho próximo, foi aberta hoje, segunda-feira, na cidade do Huambo, que será marcado com a realização de várias actividades em vários órgãos da corporação.

O acto foi marcado com a realização de uma palestra subordinada ao tema a importância dos serviços de identificação civil na actividade da Polícia, presidido pelo delegado provincial da Justiça do Huambo, Ernesto Estêvão Pedro.

A cerimónia de abertura da jornada alusiva ao 19º aniversário da Direcção Provincial do órgão de Registo e Informação, foi presidida pelo segundo comandante da Polícia Nacional para a área de ordem pública, subcomissário Assis Neto, tendo assegurado que o homem sempre procurou conservar todos documentos devido o seu valor que lhe serve de testemunho da sua realização.

O arquivo policial constitui um instrumento importante para preservar e valorizar o património histórico policial, para ajudar a fundamentar a tomada de decisões e para comprovar direitos dos cidadãos através de consultas. O arquivo policial desempenha um importante papel cultural da polícia nacional”, sublinhou.

O subcomissário Assis Nato realçou que, a protecção documental, assim como a gestão, cabe a polícia nacional, para os cidadãos que tenham o direito de receber da corporação, informações de seu interesse particular e colectivo, decorrente desses arquivo.

A direcção provincial de Registo e Informação tem como objectivo a centralização provincial de informação relativo aos indivíduos que tenham sido objecto da actividade especifica dos órgãos da Polícia e decisões judiciais em processos penais na qualidade de arguidos ou réus, devido proceder a classificação, catalogação, sua sistematização e arquivo.

in ANGOP de 21.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário