terça-feira, 29 de maio de 2012

Diagnosticados 45 casos de catarata no centro de saúde de Cavango


Quarenta e cinco novos casos de catarata foram diagnosticados de Fevereiro até ao dia 26 deste mês no centro de saúde da aldeia de Cavango, município do Cachiungo, 184 quilómetros a sul da cidade do Huambo.

Em declarações o director adjunto da aludida unidade sanitária, Alfredo Njevala, informou ser a primeira vez que se registam casos de catarata na localidade, situação que preocupa as autoridades locais.

Deu a conhecer que maior parte dos diagnosticados com esta doença são adolescentes com idades entre os 10 aos 12 anos de idade.

Alfredo Njevela disse desconhecer, por enquanto, as causas do surgimento da enfermidade na aldeia.

Referiu que além dos casos de catarata o centro de saúde de Cavango tem estado a atender também pessoas com malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas.

O centro de saúde de Cavango, pertence a União das Igrejas Evangélicas de Angola, e conta apenas com quatro trabalhadores, número considerado insuficiente para atender a demanda de pacientes que diariamente ocorrem ao mesmo.

Presta serviços de laboratório, farmácia, partos e consultas internas e possui quatro camas para internar igual número de doentes.

O seu director adjunto, Alfredo Njevala, disse que actualmente o centro dispõe de medicamentos, abastecidos recentemente pela direcção provincial da saúde do Huambo, para atender os pacientes locais e de povoações circunvizinhas afectas pertencentes as províncias da Huíla e Bié.

in ANGOP de 29.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário