terça-feira, 29 de maio de 2012

Destacada importância da literatura no processo de descolonização de África


A importância da literatura no processo de descolonização da África foi destacada domingo, na cidade do Huambo, pelo historiador Venceslau Cassessa, durante uma palestra que juntou estudantes de diversos níveis, docentes, escritores e demais cidadãos.

Na sua dissertação, o historiador referiu que foi graças ao teor de algumas obras literárias que muitos países do continente africano alcançaram a sua independência após séculos de domínio colonial.

Salientou que as obras literárias dos escritores africanos, traduzidas em diversas línguas, convenceram as vontades, as consciências e mobilizaram todo mundo para a libertação do povo africano.

A título de exemplo, Venceslau Cassesa apontou a obra intitulada “Sagrada Esperança” da autoria de António Agostinho Neto, fundador da nação angolana, como uma das que jogou um papel muito importante no processo de descolonização de África, sobretudo no momento em que o mundo não queria entender a vontade do povo deste continente.

Exortou, por esta razão, os presentes na palestra, promovida pelo secretariado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola, por ocasião do Dia da África, assinalado a 25 deste mês, para desenvolverem e cultivarem o gosto pela leitura e pela escrita.


É preciso desenvolver esta arte da literatura, é preciso cultivar a arte de escrever e falar correctamente, porque é a escrita e o romance destes homens que sabiam utilizar a palavra que contribuiu para a luta da independência de África”, sublinhou.
in ANGOP de 29.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário