sexta-feira, 20 de abril de 2012

Serviços de municipalização de saúde gastam mais de 40 milhões de kwanzas na Caála



Quarenta e um milhões e 383 mil kwanzas foram gastos de Janeiro à Março deste ano para as unidades sanitárias do município da Caála, província do Huambo, no quadro do programa do executivo angolano, relativo aos serviços de municipalização de saúde.

Em declarações hoje, sexta-feira, o chefe de repartição da saúde do município da Caála, Albino Ndumbi Ernesto, adiantou que os valores monetários foram aplicados para aquisição de medicamentos, géneros alimentares, melhoramento das condições de trabalho no hospital, centros e postos de saúde.

Acrescentou que os valores serviram ainda para a manutenção das viaturas para o reforço laboral, bem como reparação das infra-estruturas sanitárias do município da Caála, situado a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.

O município da Caála, no quadro dos serviços de municipalização de saúde, tem um orçamento aprovado avaliado em 191 milhões e 520 mil kwanzas para serem empregues nas unidades sanitárias ano.

Alguns munícipes contactados hoje pela Angop, consideram ser um programa que veio para melhorar o nível de vida das comunidades, sobretudo na vertente de prevenção das doenças.

Adiantaram que com a implementação deste programa os casos de mortalidade, principalmente materno infantil no seio das aldeias do município, diminuíram consideravelmente.

Para Paulina Canjengo, doméstica de 35 anos de idade, os serviços de municipalização de saúde permitiram não só diminuir os índices de enfermidade e de mortalidade, como também encurtaram as distâncias que as populações percorriam ao encontro da assistência sanitária.

Glória da Silva, estudante, disse que a construção de infra-estruturas sanitárias nas comunidades do seu município, no quadro do programa serviços de municipalização de saúde está a contribuir grandemente na melhoria de qualidade de vida dos munícipes.

in ANGOP de 20.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário