quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ministra destaca o papel histórico da entronização do rei do Bailundo


Vice-Presidente da República assitiu ao acto tradicional de tomada de posse de Ekuikui V

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, sublinhou na cidade do Huambo, a importância histórica da entronização do novo rei do Bailundo, Armindo Francisco Kalupeteca Ekuiki V”.

Para a ministra, a cerimónia de entronização do rei Ekuiki V, realizada sexta-feira no Huambo e assistida pelo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, no referido acto tradicional ficou marcado mais uma vez a valorização dos traços culturais das comunidades angolanas, em particular da região do Planalto Central.

Esse acto é uma referência que as novas gerações devem conhecer, porque é aqui onde estão as bases da nossa identidade e das formações políticas tradicionais espalhadas pelas comunidades angolanas”, reforçou.

A ministra da Cultura disse ainda que o acto é também uma mensagem de união entre os angolanos e de preservação da paz e da reconciliação nacional.

Neto do falecido soberano do Bailundo, seu antecessor, Armindo Francisco Kalupeteca foi eleito pela Corte da Ombala em 2008, como ajudante do rei Katchitiopololo e em 2010 oficializado na função de rei adjunto.

A sua maneira de dar solução aos problemas apresentados nos julgamentos tradicionais transmitiu confiança à Corte da Ombala em promovê-lo rei do Bailundo, além da sua afinidade sanguínea com o antecessor.

Na Ombala Mbalundo funcionam 35 sobas, dos quais oito permanentes, que residem naquele local tradicional. Todos os dias recebem dois a três julgamentos, principalmente aqueles que estão relacionados com temas sobre a usurpação de terrenos,as dúvidas relacionadas com a paternidade, o abuso sexual e os roubos.

A Ombala Mbalundo já conheceu 35 reis, desde a sua fundação, o último dos quais Augusto Katchitiopololo
Ekuikui IV”, antecedido pelo rei Manuel da Costa Ekuikui III”, falecido em 1996. O reino foi fundado no século XV.
in Jornal de Angola de 19.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário