segunda-feira, 16 de abril de 2012

Instituto de Formação Artística arranca em 2013


Rosa Cruz e Silva, ministra da Cultura

O Instituto de Formação Artística, construído em Luanda, deve iniciar as actividades no próximo ano, anunciou no, no Huambo, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

A membro do Executivo respondia a questões colocadas num encontro do Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com estudantes da Universidade "José Eduardo dos Santos”, que também tem núcleos nas províncias do Moxico e Bié.

Salientou que a instituição vai garantir a formação nos domínios da música, teatro, cinema, das artes plásticas e da dança, garantindo a formação de formadores para permitir a criação de escolas noutras províncias, como a do Huambo.

Adiantou que a instituição terá internato para estudantes também de outras províncias e que se pensa criar também instituições do ensino elementar e superior.

A ministra informou ainda que decorre um levantamento dos espaços culturas, como casas de espectáculos, visando a sua recuperação, uma vez que foram muito afectados pelo conflito.

Acrescenta que o ministério tem gizado um plano nacional para a recuperação de instalações, como cinemas, e depois passar a gestão privada, com a garantia de que não se desvirtue o seu objecto social.

Deu ainda a conhecer que se prevê a criação de uma rede nacional de bibliotecas que integrará instituições públicas e privadas, bem como instituições académicas, que passará pela formação de quadros especializados no domínio da biblioteconomia.

Rosa Cruz e Silva manifestou esperançada de que as universidades angolanas criem proximamente cursos no domínio das ciências documentais e biblioteconomia.

in ANGOP de 16.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário