terça-feira, 17 de abril de 2012

Futuros professores informados sobre importância dos monumentos e sítios



Os alunos do Instituto Médio de Educação na cidade do Huambo foram informados hoje, pelo chefe do Departamento Cultural da Direcção Provincial da Cultura, João Afonso, sobre a importância dos monumentos e sítios na vida dos povos.

Falando durante uma palestra sobre
monumentos e sítios”, em alusão ao dia mundial dos monumentos, a celebrar-se na quarta-feira, João Afonso chamou atenção aos futuros professores sobre a necessidade de preservarem estes locais históricos que representam a memória colectiva dos povos.

Tais locais, segundo o responsável da cultura, devem ser conservados com vista a atrair turistas nacionais e internacionais e, consequentemente, arrecadar receitas para o Estado.

Por isso, referiu, é necessário entender o conceito de monumentos e suas classificações em categorias consubstanciadas na lei 14/05, de 07 Outubro (lei do Património Cultural) e do Decreto Presidencial 15/11, de 11 de Janeiro (lei da política cultural angolana).

Na referida palestra, João Afonso fez saber que actualmente a Direcção da Cultura controla nesta província 122 monumentos e sítios, nos 11 municípios.

Referiu que a Direcção Provincial da Cultura, através do governo, trabalha afincadamente para preservar e valorizar os monumentos e sítios desta região.

Consta igualmente do programa das actividades agendadas em saudação ao Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, que decorre sob o lema
Do património mundial ao local proteger e gerir a mudança”, visita à Praça António Agostinho Neto, às estátuas Norton de Matos e ao Jardim da Cultura.
in ANGOP de 17.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário