sexta-feira, 30 de março de 2012

Solicitada dedicação das autoridades tradicionais na identificação dos problemas da população



A administradora adjunta do município do Longonjo, província do Huambo, Isabel Jepele Afonso, apelou hoje às autoridades tradicionais locais no sentido de prestarem maior atenção na identificação e transmissão dos problemas que infligem a população.

Isabel Jepele fez este apelo na cerimónia de abertura da primeira reunião ordinária das autoridades tradicionais do município do Longonjo, a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, que decorreu na aldeia de Mande, a norte da vila.

A responsável disse, por outro lado, que o soba como representante da administração local do Estado junto das comunidades deve ter mais responsabilidade, dedicação e respeito para com as populações que dirige.


"É necessário que os nossos sobas se dediquem, com seriedade e responsabilidade, na identificação e transmissão dos problemas que as nossas populações enfrentam, quer ao aumento de salas de aulas, ao saneamento básico, a falta de postos de saúde e outras necessidades, cabe ao soba fazer chegar à administração para a solução", frisou.

O excesso do uso de bebidas alcoólicas foi também recomendado pela administradora adjunta como uma das atitudes que tira o prestígio e consequentemente o poder de qualquer autoridade tradicional junto das suas populações.

A segunda reunião das autoridades tradicionais do município do Longonjo, com cerca de 50 participantes, entre sobas grandes, sobas e séculos, tratou, entre outros aspectos, da aprovação do relatório de actividades de Fevereiro e Março, a situação organizativa das ombalas e a revisão do processo de registo eleitoral.

in ANGOP de 30.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário