sexta-feira, 23 de março de 2012

Sociólogo considera importante o Dia Internacional de Eliminação Racial


José Maria Katiavala, sociólogo

O sociólogo José Maria Katiavala considerou hoje, na cidade do Huambo, importante o Dia Internacional de Eliminação Racial, por marcar uma viragem do pensamento e de ser da humanidade actual.

Em declarações à margem das comemorações dos 52 anos, data que marca oficialmente a luta pela extinção do racismo, que hoje se comemora, o sociólogo realçou que os africanos devem honrar os activistas que se bateram contra o racismo como o pastor Luther King, o presidente Nelson Mandela, figuras emblemáticas quando se fala do racismo.

Na sua opinião, a data remete a uma análise da raça, “que constitui um conceito muito complexo, que surgiu e foi desenvolvido a partir das diferenças físicas e biológicas entre as pessoas, que foram utilizados para dividir os seres humanos, preconceito que considera que determinadas raças são superiores em relação às outras.

José Maria Katiavala acrescentou que este conceito “errado” e como mostra a história criou sérios problemas para humanidade. “Basta lembrarmo-nos do extermínio durante a segunda guerra mundial pelos nazistas e segregação que houve na África do Sul, durante a época do apartheid.

A data, que marca oficialmente a luta pela extinção do racismo é o 21 de Março, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar o massacre de Shaperville, na África do Sul, em 1960.

Na ocasião, 69 negros foram assassinados e outros 160 ficaram gravemente feridos quando participavam de uma manifestação contra o apartheid, então regime de segregação imposto pelo governo branco sul-africano contra a maioria negra do país.

in ANGOP de 23.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário