quinta-feira, 22 de março de 2012

Responsável do IDF considera crítico estado das florestas



O responsável da brigada provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Andrade Moreira Baho, considerou hoje, crítico o estado das florestas na província do Huambo fase ao abate indiscriminado de árvores.

Andrade Moreira Baho, que falava por ocasião do 21 de Março, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, avançou que o abate indiscriminado de árvores por parte de indivíduos que confeccionam madeira e constroem residências tem elevado o índice de desmatamento nesta região do país.

Referiu que no contexto nacional o Huambo é uma das províncias com maior índice de desmatamento, situação que preocupa os ambientalistas.

Para reverter está situação, segundo o responsável, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e parceiros tem levado acabo campanhas de sensibilização nas comunidades sobre a importância das flores e consequências do corte anárquico de árvores.

Adiantou que um dos objectivos das campanhas é incutir na população a cultura de preservar as florestas, bem como utiliza-las de forma sustentável, sem praticar o corte indiscriminado de árvores.

O responsável fez saber ainda que dos 11 municípios da província do Huambo, apenas dois (Chindjendje e Ukuma) possuem zonas florestais privilegiadas, pelo facto de não registarem com incidência cortes de árvores desordenados.

Andrade Baho informou que a região do planalto central possui trezentos mil hectares de florestas artificiais, fiscalizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal.

in ANGOP de 22.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário