terça-feira, 20 de março de 2012

Instituições de ensino aconselhadas a apostarem na criação de bibliotecas



O presidente da associação de estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced) do Huambo, Dagoberto Daniel Alfredo, aconselhou hoje, segunda-feira, nesta cidade, as direcções de faculdades e institutos superiores locais a apostarem na criação de bibliotecas, por considerar ser um complemento indispensável na formação académica.

Em declarações à Angop, a margem da abertura da feira do livro a decorrer no Isced até ao final deste mês, Dagoberto Alfredo admitiu existir um défice de livrarias nesta província, situação que tem obrigado os estudantes universitários locais a terem que se deslocar a Luanda e a Benguela a procura de livros de que necessitam.

Informou que as poucas livrarias em funcionamento no Huambo não satisfazem à grande demanda, tendo apontado a realização periódica de feiras como uma das soluções para se atenuar a carência de livros.

Disse também que o investimento em bibliotecas nas instituições de ensino superior visa igualmente despertar nos estudantes o hábito e gosto pela leitura, diversificar as fontes de conhecimento, assim como elevar o vocabulário dos leitores.

"Nota-se, actualmente, que muitos estudantes universitários denotam erros de leitura e linguísticos por lerem pouco, devido a escassez de livros. As faculdades e institutos superiores devem criar condições para que os seus estudantes possam ter acesso fácil aos livros", referiu.

Para Dagoberto Daniel Alfredo, quanto mais apetrechada estiver uma biblioteca escolar melhor será a qualidade de ensino e aprendizagem em tal instituição.

in ANGOP de 20.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário