segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Projecto "Uhayele Vovambo" assiste mais de dois mil cidadãos da aldeia de Esfinge



Uma média de dois mil cidadãos, entre homens, mulheres e crianças, receberam sábado a assistência médica e medicamentosa na aldeia de Esfinge, localizada na comuna de Chiumbo, província Huambo, no quadro do projectoUhayele Vovambo(saúde na aldeia).

A cerimónia da abertura do projecto foi presidida pelo director provincial da saúde do Huambo, Frederico Carlos Juliana, que prometeu desenvolver com persistência serviços sanitários semelhantes nas aldeias sem unidades sanitárias para combater as principais endemias que a assolam o planalto central.

Na aldeia de Esfinge, com oito mil e 430 habitantes, maioritariamente camponeses, foram disponibilizados serviços diversos de consultas de pediatria, obstetrícia, ginecologia, clínica geral, testagem de caso de malária, HIV-SIDA, oftalmologia e estomatologia.

De igual modo, foram distribuídos mil e 500 mosquiteiros impregnados para crianças menores de cinco anos de idade e mulheres grávidas.

A vacinação de crianças contra a poliomielite, sarampo, desparasitação de menores, disponibilização da vitamina “A”, foram os serviços adicionados durante o programa de assistências médica e medicamentosa do projecto “Uhayele Vovambo” na aldeia de Esfinge.

O projecto é implementado pela direcção provincial da saúde do Huambo, as empresas privadas Amosmid e Odebrecht, equipas de médicos cubanos, clínicas e centros de saúde privados e repartição da saúde militar.

Neste programa realizado na aldeia de Esfinge estavam destacados 14 médicos (nacionais e estrangeiros) e 86 técnicos da saúde que apoiaram o serviço sanitário através de acções médicas e palestra sobre as técnicas preventivas e cuidados primários de saúde.

Em 2011, o projecto
Uhayele Vovambobeneficiou os municípios da Caála e Bailundo, onde foram disponibilizados serviços essenciais integrados de saúde nas regiões sem unidades sanitárias.
in ANGOP de 20.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário