quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais de 54 milhões de kwanzas empregues na aquisição cinco tractores



Mais de cinquenta e quatro milhões de kwanzas foram empregues, nestes primeiros meses do ano pela administração do município de Katchiungo, 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, na aquisição de cinco tractores com as respectivas alfaias, para o aumento das áreas de cultivo naquela circunscrição.

Em declarações hoje, o administrador municipal de Katchiungo, José Manuel dos Santos, afirmou que a administração vai igualmente empregar este ano mais de três milhões de kwanzas, para aquisição de 36 juntas de gado bovino para atracção animal, para distribuir às famílias camponesas.

De acordo com a fonte, na presente época agrícola 2011/2012, foram distribuídos 670 toneladas diversas de fertilizantes, num investimento de mais de 33 milhões e 700 mil kwanzas, que beneficiou a 60 associações de camponeses, 22 cooperativas e 31 mil e 144 famílias pequenos agricultores.

O administrador do município do Katchiungo, José Manuel dos Santos, assegurou que mais de 57 processo de camponeses receberam financiamento dos 113 que deram entrada no Banco de Comércio e Indústria, tendo disponibilizado 17 milhões de kwanzas para o crédito agrícola naquela região.

O administrador esclareceu também que o Banco de Poupança e Credito (BPC) disponibilizou igualmente mais de 31 milhões de kwanzas para o crédito agrícola da presente campanha, que beneficiou as cooperativas “Monte Negro” da Umpunda e a do
Elavoko” da sede do município.

José Manuel dos Santos acrescentou que, com a estiagem que se fez sentir no município de Katchiungo, poderá haver uma baixa de colheitas do milho, feijão, mas estão a incentivar as famílias no sentido de apostarem no cultivo da mandioca, soja, trigo e outras culturas que resiste à escassez de chuva.

No município do Katchiungo, na presente época agrícola foram cultivados mais de 31 mil hectares com culturas diversas, visando a segurança alimentar nas comunidades.

in ANGOP de 15.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário