quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Grupo das Artes conquista pela 1ª vez Carnaval do Huambo



O grupo carnavalesco das Artes conquistou terça-feira, pela 1ª vez, o Carnaval da província do Huambo, na classe de adultos, ao obter 292 pontos, tendo quebrado a hegemonia do Bloco Branco, vencedor das duas edições anteriores (2010 e 2011).

Constituído por mais de 300 pessoas, na sua maioria actores, promotores de espectáculos e músicos, grupo das Artes retratou, na sua apresentação, aspectos ligados ao desenvolvimento desta região, com realce para a deslocação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a esta província a quando da reinauguração do aeroporto local e do comboio dos caminhos de ferro de Benguela.

Em segundo classificado posicionou-se o grupo Bloco Branco, com 229 pontos, e na terceira posição ficou o grupo Okutiuka, ao obter do corpo de jurado 225 pontos.

O grupo Fogo Negro vencedor de 11 edições em 31 participações, conquistou o prémio de melhor Rainha, enquanto os prémios de melhor comandante e canção, foram atribuídos, respectivamente, aos grupos Okutiuka e do Instituto Médio Agrário.

O primeiro classificado recebeu como prémio uma milhão e 700 mil Kwanzas, o segundo recebeu um milhão e 200 mil e o terceiro teve o direito de um milhão de Kwanzas, ao passo que as categorias de comandante, rainha e canção, receberam respectivamente, 50mil Kwanzas.

Já na categoria de dança tradicional, o grupo Katiavala, do município do Bailundo, conquistou, pela terceira vez consecutiva, ao totalizar 233 pontos.

Nesta categoria, as posições imediatas (2º e 3º) foram ocupadas pelos grupos Essandju Liowiñi, com 226 pontos, e Ongonjo, do município do Longonjo, com 223 pontos, enquanto o prémio de melhor canção coube ao colectivo Hélder Neto.

A organização atribui, para o primeiro classificado desta categoria, o valor de 800 mil Kwanzas, o segundo recebeu 600 mil e o terceiro foi-lhe atribuído 400 mil Kwanzas, tendo sido entregues igualmente 50 mil Kwanzas para o vencedor do prémio melhor canção.

Já na classe infantil, disputada domingo, o grupo carnavalesco Okutiuka venceu, pela sexta vez consecutivo, o título, ao obter 251 pontos.

in ANGOP de 22.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário