terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Responsável sugere aumento de pensões dos antigos combatentes



O director dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na província do Huambo, Janeiro Moreira Mário Lopes, sugeriu hoje (terça-feira) a necessidade de as autoridades competentes aumentarem o valor da pensão atribuída mensalmente aos filiados, por forma a minimizar algumas das suas carências.

Em declarações a propósito das condições de vida dos antigos combatentes e veteranos da pátria nesta província, o responsável admitiu que a pensão que recebem não é compatível com custo de vida.


"As pensões variam de 13 a 16 mil Kwanzas, um valor que está longe de satisfazer os anseios dos beneficiários, como por exemplo alguns dizem não possuírem cédulas, certidões de nascimento e bilhetes de identidade devido ao valor elevado dos emolumentos", argumentou.

Apesar disto, Janeiro Lopes disse haver esforços por parte da direcção e de demais direcções provinciais no sentido de facilitarem o acesso de alguns serviços aos antigos combatentes e veteranos da pátria, de forma gratuita.

Informou também que, face ao ligeiro aumento do valor das pensões há dois anos e também pelo facto de as mesmas serem entregues regularmente no fim de cada mês do ano, nota-se uma acentuada redução de antigos combatentes e veteranos da pátria a mendigarem nas ruas da cidade do Huambo.

Mostrou-se, entretanto, preocupado por muitos cidadãos não darem o merecido valor a esta franja da sociedade que muito fez para que Angola se tornasse numa nação independente do jugo colonial, soberana e autónoma.

A direcção provincial dos antigos combatentes e veteranos da pátria controla, de acordo com o seu responsável, cinco mil e 971 pensionistas, entre ex-combatentes, viúvas e órfãos de ex-combatentes e veteranos da pátria.

in ANGOP de 10.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário