sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Defendida abertura de cursos em ciências ambientais nas universidades nacionais



A abertura de cursos de licenciatura em ciências ambientais nas universidades nacionais foi hoje, sexta-feira, defendida pelo mestre em prevenção de riscos laborais e qualidade do meio ambiente Fernando Ferreira Vicente.

Entrevistado pela Angop sobre o estado do meio ambiente no país, o especialista justificou que a criação de tais cursos tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos aprofundados sobre gestão, conservação e preservação da natureza.

Afirmou que desta forma será possível envolver as universidades na elaboração de estudos de impacto ambiental e de planos de controlo e gestão dos recursos naturais, bem como na definição de estratégias integradas que permitem minimizar os efeitos negativos da acção humano sobre o meio ambiente.

Para Fernando Ferreira Vicente, que reconhece haver poucos quadros formados em ciências do meio ambiente no país, a preservação e conservação da natureza é considerada essencial para garantir a permanência humana.

Segundo ele, os desafios ambientais da sociedade exigem intervenção de especialistas devidamente formados para lidarem com questões relativas à natureza e sustentabilidade.

Sublinhou que o aumento da consciência ambiental de qualquer sociedade depende, essencialmente, da aposta na formação de quadros, tendo defendido igualmente a introdução da disciplina de preservação e conservação do meio ambiente no ensino de base.

in ANGOP de 13.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário