segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Centro de saúde da comuna de Chilata ganha ambulância



O centro de saúde da comuna de Chilata, município do Longonjo, a 126 quilómetros sudoeste da cidade do Huambo, recebeu uma ambulância para facilitar a evacuação dos pacientes, uma acção enquadrada no programa de municipalização dos serviços de saúde e melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações.

A viatura, que está equipada com meios para comodidade de pacientes, custou aos cofres da administração do município do Longonjo cinco milhões e 500 mil de kwanzas.

Na cerimónia de entrega da viatura, a administradora do município do Longonjo, Beatriz Tutuvala Filipe, recomendou para a melhor conservação do meio e que o mesmo serva única e exclusivamente para o transporte de pacientes em estado grave para o hospital.

Acrescentou que a ambulância vai reduzir as dificuldades que a população enfrenta na transportação dos pacientes em estado grave.


"Com esta viatura julgamos ter a partir de hoje facilitada na transportação de pacientes das aldeias e bairros para o centro comunal e quando necessário para o hospital municipal. A partir de hoje os pacientes vão deixar de ser transportados sem as mínimas condições", frisou.

No âmbito do programa de cuidados primários de saúde para 2011, a administração do município do Longonjo contemplou uma ambulância para cada comuna, nomeadamente Lépi, Camtabola e Chilata, além do sede do município.


Os serviços de saúde do município do Longonjo contam agora com 10 viaturas para transporte de pacientes e de apoio hospitalar.
in ANGOP de 28.01.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário