sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aberta jornada comemorativa do dia do antigo combatente e veterano da pátria



Uma jornada de actividades políticas, culturais e culturais foi aberta hoje, sexta-feira, nesta cidade, em alusão ao dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, a assinalar-se a 15 deste mês.

A cerimónia de abertura da jornada, foi orientada pelo director provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra no Huambo, Janeiro Moreira Mário Lopes.

Janeiro Moreira Mário Lopes disse na ocasião que a data visa valorizar e homenagear os antigos combatentes e veteranos da pátria que participaram na luta de libertação nacional.

Referiu ainda que
"esta data é para todos aqueles que participaram na luta de libertação nacional, aqueles que com sacrifício lutaram para que o nosso país alcançasse a independência nacional, a 11 de Novembro de 1975".

Segundo Janeiro Lopes, no dia 14 de Junho de 2011, a Assembleia Nacional aprovou a lei número 26 que confere a data, bem como dignificar os direitos dos antigos combatentes e veteranos da pátria.

O responsável fez saber igualmente que estão inscritos na luta de libertação nacional guerrilheiros, presos e clandestinos dos movimentos políticos de libertação, MPLA, FNLA e Unita.

A Direcção Provincial dos Antigos Combatente e Veteranos da pátria no Huambo, actualmente assiste cinco mil e 971 associados.

Para saudar o 15 de Janeiro, dedicado aos antigos combatentes e veteranos da pátria, no Huambo, serão realizadas palestras, mesas redondas e divulgação de documentos sobre os mesmos, entre outros.

Hoje, primeiro dia da jornada realizou-se, na Biblioteca Constantino Kamoli, uma exposição de artesanato e livros sobre a luta de libertação nacional, bem como uma visita as estátuas de Norton de Matos, fundador da cidade do Huambo.

in ANGOP de 06.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário