segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Promoção da mulher regista aumento de violência doméstica



Novecentos e 80 casos de violência doméstica foram registados de 1 de Janeiro a 20 de Dezembro deste ano pela direcção provincial da Família e Promoção da Mulher no Huambo, contra 964 no mesmo período de 2010.

De acordo com a directora provincial da promoção da mulher no Huambo, Maria do Rosário Amadeu, o aumento se deve a mudança de consciência da população no que tange a denúncia de casos de conflitos familiares.

Segundo a responsável, da lista conta abandono de lar, expulsão de família, agressão física, adultério, acusação de feitiçaria, incumprimento de mesada, entre outros.

Maria do Rosário Amadeu informou que 607 foram resolvidos na direcção da família e promoção da mulher, 148 encaminhados ao piquete integral da polícia nacional, 83 ao tribunal provincial e 142 estão em estudo para a sua resolução.

A responsável apelou às famílias para uma convivência mútua, paz, diálogo e amor, com vista a se combater a violência doméstica que desestabiliza a sociedade.

Maria do Rosário Amadeu considerou positivo o balanço das actividades realizadas pelo sector durante o ano 2011.

Para o ano 2012, a instituição prevê intensificar as campanhas de sensibilização nas comunidades, igrejas, escolas, unidades militares e policiais.

in ANGOP de 26.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário