sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sector de saúde necessita de mais enfermeiros no Cuima



Pelo menos dez novos enfermeiros são necessários para o reforço do sector da Saúde na comuna de Cuima, a cerca de 73 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, por forma a se melhorar a qualidade de atendimento às populações.

Em declarações à Angop hoje sexta-feira, o administrador comunal do Cuima, Faustino Kapinhala, enfatizou que o sector da saúde regista uma carência de técnicos numa altura em o Governo está a trabalhar no sentido de se aumentar novas unidades sanitárias em áreas de maior concentração populacional distribuídas em 128 aldeias.

De acordo com a fonte, nesta altura está em curso a construção de um posto de saúde na aldeia de Kachindongo que entra em funcionamento no princípio do próximo ano, mas o sector regista um défice de enfermeiros para a cobertura da rede sanitária. Os 33 técnicos de saúde não fazem a cobertura em toda extensão da comuna.


"O sector de saúde regista um défice de técnicos de saúde numa altura em que existe um centro de saúde na sede comunal, postos de saúde nas localidades de Nguerengue, no sector do Gove, na missão de Camunda, pelo que há necessidade de um reforço para assegurar o funcionamento dos postos em construção na povoação do Kachindongo", destacou.

Faustino Kapihala realçou que todas unidades sanitárias possuem medicamentos suficientes para atender as populações da sua área de jurisdição, numa altura em que a malária, as doenças diarréicas e respiratórias aguda lideram a lista das principais doenças que afectam as populações da comuna de Cuima, adstrita ao município da Caála.

in ANGOP de 16.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário