terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Lares da terceira idade estão a ser remodelados



O Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars) está a levar a cabo um processo de remodelação dos quinze lares da terceira idade existentes em todo o país, garantiu, ontem (domingo), em Luanda, o ministro João Baptista Kussumua, durante a sua intervenção no "Espaço Público".

O responsável disse que os lares da terceira idade das províncias do Bié, Huambo e Kuando Kubango estão, neste momento, a passar por um processo de modernização e apetrechamento, com vista a dar maior conforto aos idosos. “Vamos fazer todo o esforço para que os “mais velhos” não sejam hostilizados. O lugar do idoso é no seio familiar, por isso a institucionalização é a última opção para o idoso”, disse.

Segundo o ministro, há um conjunto de legislação inerente à protecção da pessoa idosa que está a ser produzida pelo ministério.“Esses instrumentos que apresentam um conjunto de medidas e mecanismos visam perfeitamente proteger, integrar e assistir. Penso que este documento não tardará a ser agendado pelo Executivo”, adiantou.

De acordo com o ministro, cerca de setecentos mil angolanos são da terceira idade, um número que segundo o responsável exige ao Executivo um maior empenho no que toca ao desenvolvimento de políticas para o bem-estar dos idosos no país.
in TPA de 20.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário