segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Casos de intoxicação alimentar lideraram ocorrências no Hospital Geral



Quarenta casos de intoxicação alimentar foram atendidos durante este fim-de-semana no banco de urgência do Hospital Geral do Huambo, número considerado elevado mas minimizado pelos responsáveis da maior unidade sanitária da província atendendo a festa de natal comemorada no domingo.

Segundo a directora de enfermagem da unidade hospitalar, Kalende Kalivala, na base destes casos de intoxicação alimentar esteve o consumo excessivo de batata rena frita ou cozida, que causa congestão.

A responsável apelou às famílias no sentido de moderarem a dieta alimentar, bem como o consumo de bebidas alcoólicas, já que no período em balanço foram também assistidos dois casos de intoxicação etílica.

Kalende Kalivala salientou que durante o fim-de-semana o banco de urgência da maior unidade hospitalar atendeu ainda 48 cidadãos com ferimentos graves e ligeiros, provocados por acidentes de viação, com um morto.

Informou que em relação ao natal anterior houve uma diminuição de 14 casos de acidentes de viação, fruto da observância das regras do código de estrada por parte dos utentes da via pública.

A responsável informou que além dos 14 feridos por acidentes de viação a instituição prestou também socorro a 18 casos de ferimentos por agressão, quatro por queimadura e um por arma de fogo.

Sublinhou que nos bancos de urgência da pediatria, maternidade e hospital geral foram assistidos mil e 24 pacientes com patologias diversas, 234 dos quais foram internados.

in ANGOP de 26.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário